O aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, anunciado no começo do ano e válido por todo o primeiro semestre, suscitou dúvidas para quem está pagando um consórcio para a compra de carro 0 km e ainda não foi contemplado. A diferença entre o valor da carta de crédito contratada e o valor final do bem está entre os principais questionamentos.
Construtoras e incorporadoras estão direcionando seus lançamentos para o segmento de luxo, depois do boom de empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida. O atual cenário do mercado de novos na capital paranaense pode ser verificado em números.
As empresas estão atentas ao crescimento da participação das mulheres no mercado de consumo e apostam na data comemorativa internacionalmente dedicada a elas, 8 de março, para incrementar os negócios. A Senzala Imóveis, especializada na locação e venda de imóveis em Curitiba, está desenvolvendo uma ação especial.
Nessa quinta-feira, 24 de março, entram em vigor os novos limites do financiamento do imóvel da Caixa, segundo informações da própria instituição financeira, que passam de 50% para 70% do valor do bem aos clientes privados e de 60% para 80% para os clientes públicos. As novas regras valem para empréstimos contratados dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – no Paraná, com valor até R$ 650 mil – na modalidade de Sistema de Amortização Constante (SAC).
Todas as instituições de ensino de Curitiba já divulgaram os seus resultados do vestibular 2016, o que mantém o mercado de locação de imóveis aquecido nesse começo de ano. A gerente da Senzala Imóveis, Augusta Coutinho Loch, diz que a empresa prevê um aumento de 5% na procura de imóveis para aluguel por estudante em relação ao mesmo período do ano passado.
No ano passado o país atingiu o pior resultado no saldo de empregos formais dos últimos 24 anos. A enxurrada de demissões, principalmente de executivos de multinacionais, obrigou funcionários com estabilidade a arregaçarem as mangas e procurarem um plano B, o que tem provocado um efeito interessante para a economia e o mercado imobiliário: o aumento no número de empreendedores que busca um imóvel comercial para locação, a fim de abrir seu próprio negócio.