Notícias: Release

Maria Emilia Staczuk para Senzala Imóveis


Cresce a participação das mulheres no mercado imobiliário

Elas estão conquistando cada vez mais espaço nas universidades, no mercado de trabalho e também no ramo imobiliário, especialmente, quando se trata de locação. Um levantamento realizado pela empresa paranaense Senzala Imóveis revelou que o número de inquilinas cresceu 29% na imobiliária em 2011, em relação ao ano anterior. “As pessoas estão casando mais tarde e as mulheres querem primeiro se estabilizar profissionalmente e financeiramente para depois pensar em constituir a família”, analisa a gerente da imobiliária, Augusta Coutinho Loch.

De acordo com ela, as inquilinas são, em sua maioria, mulheres jovens e solteiras, que chegam à capital paranaense para cursar a universidade, crescer profissionalmente, por conta de transferências pelas empresas onde trabalham, ou porque vão se casar. Nestes casos, a busca é por apartamentos com 50 metros quadrados de área útil, em média, um ou dois dormitórios e custo total de R$ 1 mil por mês.

“Algumas preferem, no mínimo, dois dormitórios para receber visitas de parentes, ou são estudantes que os pais vêm de fora. Os imóveis com um dormitório são para as mulheres que não recebem muitas visitas, não têm carro e querem diminuir custos”, explica Augusta. Para estas, o critério de escolha do imóvel é a proximidade do local em que trabalham e estudam, facilitando o deslocamento. Na área interna, cozinha e suíte são os ambientes que pesam na avaliação. “Ambos os cômodos devem ter armários e um bom tamanho”, destaca.

Outro público que tem aumentado a sua participação para o aluguel de imóveis em Curitiba são as mulheres com idade entre 40 e 60 anos, muitas delas por motivos de divórcio. “Neste caso, elas optam por apartamentos maiores, geralmente antigos, por estarem acostumadas a morar em grandes residências. Além disso, aceitam que o imóvel esteja mais afastado da região central, para diminuir o custo e porque normalmente tem carro, o que facilita o deslocamento”, analisa Augusta.

No momento da assinatura do contrato, a gerente da Senzala Imóveis conta que as mulheres apresentam vantagem. “As mulheres são mais práticas para a organização dos documentos e da ficha cadastral, o que torna o processo de locação mais ágil”, compara.

A participação das mulheres como proprietárias de imóveis também apresenta crescimento. Na Senzala Imóveis, a quantidade dobrou no ano passado, em relação a 2009. E, se engana quem pensa que isto é motivado pelo recebimento de herança. “Muitas estão investindo em imóveis para ter uma renda futura. Elas compraram apartamentos novos, na planta, e estão pagando o financiamento com o rendimento do aluguel”, revela Augusta.
 

© Maria Emilia Staczuk | (41) 3333-3298 / (41) 9622-0171 | Site desenvolvido por Abissal Design & Comunicação®Abissal Web Design